Barra do Governo
DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO
E-mail:
Senha:
Loading
Apresentação

Na década de 90, com o surgimento das redes corporativas baseadas em sistemas abertos, tornou-se possível a interligação das diversas tecnologias de redes de computadores e a integração das mesmas com os mainframes e minicomputadores. A padronização proposta pelas redes corporativas permitiu que os diversos computadores se comunicassem independentemente das suas arquiteturas de hardware e software.

As redes corporativas motivaram uma reengenharia das aplicações, que começaram a fazer uso dos recursos de distribuição de dados e de processamento. Este aumento de demanda de tráfego inter-redes estimulou o desenvolvimento de novas tecnologias de telecomunicação como o Frame-Relay, ISDN ou RDSI (Rede Digital de Serviços Integrados), ATM (Asynchronous Transfer Mode), VPNs(Virtual Private Network), etc...

O tráfego local também cresceu, levando ao desenvolvimento de tecnologias de redes locais de alta velocidade como o Fast-Ethernet , o GigaBit Ethernet (1000Base-LX) , o ATM em rede local (LATM) e mais recentemente o 10 Gigabit Ethernet. É a década da Internet que explode em número de usuários.

Ainda nos anos 90 e a primeira década do século XXI pode-se assistir as mudanças estruturais nas redes, onde a Telefonia compartilha a mesma rede com a comutação de dados a alta velocidade e, integra serviços hoje inéditos ou prestados por redes segregadas, como por exemplo:

  •  Voz sobre IP;
  • Videoconferência;
  • TV interativa;
  • Ensino à Distância;
  • Realidade Virtual.

Dentro da área de Tecnologia da Informação, Redes de Computadores se apresenta como uma ferramenta indispensável para sustentação de tecnologias largamente utilizadas por todos nós. Os Sistemas de Computação introduziram recursos que exigem interligação, a curta, média e longa distâncias, através de um ambiente virtual, gerando a capacidade de desenvolver transações comerciais, bancárias, acadêmicas, sociais, etc., “on-line” quase que em tempo real, criando um novo meio de interação.

O domínio do conhecimento das tecnologias que possibilitam o desenvolvimento, o controle e a transmissão das informações no mundo moderno, exigem mais e mais profissionais capacitados que suportem às infinitas aplicações que são desenvolvidas nos diversos ramos de atividade profissional.

É dentro desta nova realidade contemporânea, que o CEFET-MG propõe a criação do Curso Técnico em Redes de Computadores, no intuito de formar profissionais qualificados para dar suporte à infra-estrutura necessária para promover comunicação em um ambiente computacional complexo.

Objetivo do Curso

Formar profissionais habilitados a instalar e configurar dispositivos de comunicação e softwares em equipamentos de rede, desenvolver diagnósticos e corrigir falhas em redes de computadores, preparar, instalar e manter abeamentos de redes, configurar acessos de usuários às estruturas ligadas em rede, configurar serviços de rede, tais como: firewall, servidores web, correio eletrônico, servidores de notícias, etc., com aplicação das rotinas de segurança.

O profissional

O profissional técnico em Redes de Computadores deverá ter um perfil alinhado com o desempenho de atividades típicas de planejamento, coordenação, execução, controle e avaliação de prestação e manutenção de serviços técnicos, auxiliando o setor produtivo em todas as suas fases. Tem em seu mercado de trabalho, empresas e organizações industriais, comerciais ou de prestação de serviços, públicas e privadas, além de poder atuar através da iniciativa autônoma

Campo de Atuação

  • Instalação e configuração de dispositivos de comunicação digital e software em equipes de redes;
  • Diagnóstico e correção de falhas em redes de computadores;
  • Preparação, instalação e manutenção de cabeamentos de redes;
  • Configuração dos acessos de usuários em redes de computadores;
  • Configuração de serviço de rede, tais como firewall, servidores web, correio eletrônico, servidores de notícias;
  • Implementação de recursos de segurança em redes de computadores;
© 2017 Departamento de Computação - CEFET-MG | Av. Amazonas, 7675 - Nova Gameleira - Belo Horizonte - MG - Brasil | Tel: 55 31 3319-6870