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Modelagem Matemática e Computacional

Apresentação

O Mestrado em Modelagem Matemática e Computacional do CEFET-MG, recomendado pela CAPES, visa a formação de pessoal capacitado técnica e cientificamente para o exercício das atividades profissionais, do ensino e da pesquisa na área específica de atuação do curso.

Linhas de pesquisa

  • Sistemas Inteligentes;
  • Modelagem, Aperfeiçoamento e Otimização de Processos;
  • Métodos Matemáticos Aplicados.

Número de vagas

O número de vagas oferecidas é fixado pelo Colegiado de Curso.

Duração do Curso

O curso tem duração prevista de 24 meses.

Objetivos do Curso

  • Aprimorar o conhecimento profissional e acadêmico na área de Modelagem Matemática e Computacional;
  • Possibilitar o desenvolvimento da pesquisa na área e a formação interdisciplinar de seus egressos;
  • Propiciar ao egresso a capacitação necessária para o tratamento de modelos matemáticos e computacionais;
  • Garantir sólida formação técnica, científica e aplicada que permita ao egresso a atuação seja no magistério, nos setores industriais e/ou de serviços.

Áreas de Concentração

Modelagem Matemática e Computacional

A temática de Modelagem Matemática e Computacional tem sido reconhecida como particularmente adequada ao desenvolvimento de pesquisas de caráter interdisciplinar. Tal particularidade se manifesta ao se considerar que:

  • Os conceitos e técnicas de modelagem que, no estado atual da arte, estão relativamente bem desenvolvidos nos âmbitos específicos de cada ramo isolado da ciência, não se caracterizam pela sua universalidade. Antes, pelo contrário, no que concerne à modelagem, o que se observa é uma grande dispersão de técnicas, vocabulário não padronizado e mesmo diferenças conceituais importantes.
  • A constituição de grupos não homogêneos - com pesquisadores oriundos de diversas áreas do conhecimento - para estudo integrado de problemas de modelagem vem possibilitando a transferência de técnicas, de vocabulário e de conceitos de uma área do conhecimento para as outras, gerando novos conhecimentos e implicando no surgimento de dessa nova disciplina.
  • A síntese de técnicas, a uniformização de vocabulário e a criação de conceitos mais abrangentes proporcionam um alargamento das fronteiras do conhecimento, de uma forma que não vinha sendo possível sem a constituição de tais grupos.
  • A formação de um aluno em um ambiente para estudo e solução de problemas de modelagem, construída de forma sólida e integradora, agrega-lhe o perfil de um profissional diferenciado de qualquer outro, mesmo daqueles que tenham conhecimentos de modelagem específicos para determinada área.

Para outras informações, visite a página do Mestrado em Modelagem Matemática e Computacional.

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